16/01/2008


"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é ou melhor, apesar daquilo que você é. "
( Victor Hugo )


SAUDADE


Na solidão na penumbra do amanhecer.

Via você na noite, nas estrelas, nos planetas, nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem , no hoje, no amanhã...

Mas não via você no momento.
Que saudade...
( Mário Quintana )



TIMIDEZ


Basta-me um pequeno gesto,

feito de longe e de leve,

para que venhas comigo

e eu para sempre te leve...

- mas só esse eu não farei.

Uma palavra caída

das montanhas dos instantes

desmancha todos os mares

e une as terras mais distantes...

- palavra que não direi.

Para que tu me adivinhes,

entre os ventos taciturnos,

apago meus pensamentos,

ponho vestidos noturnos,

- que amargamente inventei,

E, enquanto não me descobres,

os mundos vão navegando

nos ares certos do tempo,

até não se sabe quando...

e um dia me acabarei.

( Cecília Meireles )



SONETO DO AMIGO


Enfim, depois de tanto erro passado

Tantas retaliações, tanto perigo

Eis que ressurge noutro o velho amigo

Nunca perdido, sempre reencontrado.


É bom sentá-lo novamente ao lado

Com os olhos que contém o olhar antigo

Sempre comigo um pouco atribulado

E como sempre singular comigo.



Um bicho igual à mim, simples e humano

Sabendo se mover e comover

E a disfarçar com meu próprio engano.



O amigo: um ser que a vida não explica

Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica...

( Vinicius de Moraes )



AS BOAS AÇÕES


Esmagar sempre o próximo

não acaba por cansar?

Invejar provoca um esforço

que inchas as veias da fronte.

A mão que se estende naturalmente

dá e recebe com a mesma facilidade.

Mas a mão que agarra com avidez

rapidamente endurece.

Ah! que delicioso é dar!Ser generoso

que bela tentação!

Uma boa palavra brota suavemente

como um suspiro de felicidade!

( Bertold Brecht )

Nenhum comentário: