21/05/2006


O significado da vida
Houve uma vez um jovem rei em seu reluzente castelo, que embora tivesse tudo que quisesse: uma esposa que o amava, uma linda filha, fosse muito valente e adorado por seus suditos, estava muito infeliz. O monarca, fingindo que aceitava todos os princípios da Santa Igreja, sempre se perguntava se o Senhor Deus existia e o porquê de estar vivo, se aquilo era tão monótono: apenas ficar sentado em seu trono o dia inteiro, assistir as repetitivas palhaçadas do bobo, receber visitas fúteis, participar de eventos chatos com gente igualmente CHATA. Para ele, isso era o fato boçal que se chamava viver.
Um dia, já não aguentando mais tamanha angústia, resolveu partir em busca do significado da vida. Iria enfrentar o que fosse para encontrá-lo. Vestiu-se como um velho camponês, para que não fosse notado, e despediu-se da rainha e da princesa, mas vendo que estas caiam em prantos por sua partida, disse-lhes:
- Não choreis, minhas queridas, pois quando voltar comminhas perguntas respondidas, estarei feliz.
Montou numa simples mula e, com o rosto coberto por um negro capuz, partiu em direção à floresta. Ao passar por um clareira, viu um casal de roxinóis se acariciando, empoleirados em uma roseira, e esta inteiramente florida por rosas cor-de-chá e folhas verde musgo aveludadas, que, banhadas pelo orvalho, radiavam o brilho do Sol da manhã. Olhou para a cabecinha do filhote qua surgia de dentro do ninho dos pássaros e que deu um curto pio para chamar seus pais. Estes foram ver o que queria seu feio bebê. Mas...ele: pelado, roco e raquítico iria um dia ser tão belo, gracioso e ter um canto lindo, como seus pais.
"Nossa", pensou, fechando os olhos, o rei "que coisa perfeita." Admirou novamente um dos roxinóis, que agora cantava, e como cantava lindamente...
"Que animal inteligente." pensou o rei"Como vive a vida intensamente. Esforçou-se para crescer, aprender a voar e ser livre para viver..."
Nesse instante, o rei ajoelhou-se no chão, com lágrimas correndo pela face e, desesperado, gritou:
- Mas viver para que?!
Puxou sua espada e apontou-a para o próprio coração. Nesse momento, o pássaro calou-se e encarou o homem, que fez o mesmo. Para a surpresa do rei, o pássaro lhe perguntou:
- Por que te desesperas, meu senhor? Para que tirar tua própria vida?
Ele enxugou o rosto, levantou-se e disse ao pássaro:
- Minha vida é só monotonia. Não há nada nela de bom! Não posso mais suportar tal angústia, ó roxinol!
O pássaro, muito indignado, respondeu-lhe:
- Ora, mas como vós sois estranhos, bichos homens! Tu, meu senhor, és são e amado. Por que te desfarças de velho e esquecido? Nasceu com magníficas asas. Por que preferes rastejar? Tu tens o mundo em suas mãos. Por que jogá-lo contra ti? Por que não dás valor ao que és e ao que tens?
O rei disse:
- Mas por que não posso saber o porquê da vida? E o que vai me acontecer depois de minha morte?
E o roxinol, balançando a cabeça desapontado, disse:
- Vós sois muito preguiçosos, homens! Quereis definir tudo! O porquê da vida de cada um é de sua própria escolha. Podes fazer da tua vida o que quiseres! Ela te pertence, não é? Pois faça dela o que bem entenderes! E saber o que vem depois que ela termina? Ora, vós pensais mesmo que podem saber de tudo e tudo terem sobre vosso comando! Não se contentam em não saber, perdem o tempo da vida se perguntando, se acham infelizes e vítimas do mundo por, simplesmente, não saberem, e morrem sem saber! Que desperdício! Na verdade, ninguém sabe, só acha, só tenta saber, meu senhor.
O rei, impressionado, disse:
- E tu, roxinol, sabes?
O pássaro suspirou e simplesmente respondeu:
- Eu não! Ora...quem sou eu, meu senhor? Como poderia saber? Sou só um pássaro.
E vôou.
O rei sorriu e, com um brilho nos olhos, contemplou novamente a clareira e voltou para o castelo o mais rápido que pode. Chegando lá, abraçou forte a filha e beijou tão ternamente a esposa como nunca fizera antes. A rainha, surpresa por vê-lo tão radiante, perguntou:
- E então?
Ele sorriu e respondeu:
- Amo-vos muito, minhas queridas, e estou feliz! Muito FELIZ!
Fim.
Gabi Faria

2 comentários:

Atemporal disse...

O Significado da vida.
Lindo texto minha querida filha. Continue escrevendo. Você nasceu para escrever, não deixe esse dom fugir de você meu anjo. Beijos da sua Mammy que te ama muito e deseja que você tenha uma vida plena de significado.

Gabi disse...

Ah! Mammy querida!!
Te amo! te amo! te amo!
Obrigada pelo seu amor e carinho!
Bjaum!!:)